sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Entrevista com Valéria Sperduti Lima*



Angela - A Senhora acredita que as mídias interativas são de suma importância para o sucesso de um curso EaD???
Valéria - Com certeza a interação do aluno com os conteúdos por meio de recursos é fundamental. É necessário acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, compreender quais os conceitos que ainda apresenta dificuldades, ou que já conhece e onde podemos avançar, em que aspectos precisamos melhorar a comunicação ou o recurso usado para viabilizar uma melhor compreensão do aluno... Além disto a interação com colegas e formadores é fundamental por meio destas mídias, viabilizando uma aprendizagem em grupo, no coletivo e de forma colaborativa. Quanto mais o(os) alunos puderem interagir com os conteúdos e pessoas por meio de recursos (mídias interativas), maior a chance de construção dos conhecimentos na área de modo participativo.

Angela - O tutor em EaD é capaz de 'sentir' seu aluno??
Valéria - Sim, comunicando-se com o aluno com freqüência enquanto o apóia na construção de seu processo de aprendizagem. Ele caminha com o aluno e é pessoa-chave que o ajuda a diagnosticar quais os temas e conceitos deve se dedicar mais para compreender e aprender.Ele deve ser responsável pelo acompanhamento das atividades de um grupo de alunos do início ao final da disciplina, assim poderá compreender o processo de aprendizagem de cada um e do grupo. Cursos em que os tutores não são responsáveis por um grupo de alunos neste formato, não viabilizam esta compreensão de processo.

Angela - Deve o tutor em EaD preparar-se e aprimorar-se para poder enxergar e tratar de forma diferenciada com cada perfil de aluno que vier a ensinar/orientar???
Valéria - Sim, esta modalidade exige além de conhecimento na área, a compreensão e construção de uma didática mais participativa, interativa, colaborativa e o aprendizado é constante para todos os envolvidos. Saber se comunicar com os alunos de modo a valorizar o que o aluno construiu e, ao mesmo tempo, instigá-lo, provocá-lo a ir além, de modo estimulador é uma arte, é o grande desafio.

Angela - Quais temas seriam relevantes para um curso de aprimoramento sobre a Comunicação do Tutor em EaD???
Valéria - Teorias pedagógicas fundamentais em EaD ou talvez conceitos básicos em EaD (dependendo do público de tutores), interatividade e aprendizagem, tutoria virtual (funções específicas, desafios, troca de experiências, estudos de caso), Comunidade Virtual, Comunidade colaborativa de aprendizagem, aprofundamentos em modelos e estratégias de feedback.

* Valéria Sperduti Lima é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/ SP (2002). Tem experiência prática em coordenação e capacitação pedagógica de professores em projetos e cursos de informática e educação a distância desde o ano de 2000 até o presente. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Programa de Educação a Distância da UFSCar . Entrevista cedida gentilmente pela Prof. Valéria em 07 de janeiro de 2009, via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário