domingo, 11 de janeiro de 2009

Entrevista com a tutora Emilia Guan*


Angela - Vc acredita que as mídias interativas são de suma importância para o sucesso de um curso EaD???
Emilia -
Sim, pois o processo de aprendizagem implica na interação de três domínios: cognitivo, afetivo e motor. O domínio cognitivo é estimulado pela interação entre o indivíduo e o meio externo. A natureza da inteligência estabelecerá a relevância do estímulo e dele fará objeto para a aquisição da informação.
A natureza motivacional, responsável pela atribuição do interesse, do "estar a fim" igualmente atribuirá importância - por conta da característica da personalidade - ao processo que mais esteja adequado as expectativas.
O domínio motor implica na instrumentalização prática do conteúdo "apreendido" e encontrará diferentes oportunidades (expressão oral, escrita, corporal/cinestésica) o meio mais adequado para a sua manifestação.
Podemos afirmar que o motivacional aciona o cognitivo para a manifestação motora, assim as mídias interativas compõem ferramental imprescindível para atender as diferentes dimensões da aprendizagem.

Angela - O tutor em EaD é capaz de 'sentir' seu aluno??
Emilia - Uma vez que a interação deve ocorrer por meio da observação, diagnóstico e identificação do perfil do aluno, tanto no ensino presencial, como no EaD a "leitura" da forma e do conteúdo da expressão do aluno torna possível o estabelecimento do vínculo relacional; ou seja: não apenas o tutor "sente" o aluno, como o aluno também "sente" o tutor e nesse ciclo de descobertas mútuas são identificados os estímulos mais adequados para que as motivações sejam deflagradas, o que possibilita a assiduidade do aluno.

Angela - Deve o tutor em EaD preparar-se e aprimorar-se para poder enxergar e tratar de forma diferenciada com cada perfil de aluno que vier a ensinar/orientar???
Emilia - É de vital importância a contínua preparação. Se entendermos que ensinar é "Elaborar diferentes experiências de veiculação de informação que serão vivenciadas pelo aluno com o objetivo de conduzí-los ao aprendizado" (Bigge) atender a especificidade do perfil de cada aluno é o ponto de partida do trabalho do tutor. Quanto maior o ferramental do qual dispuser o tutor, mais próxima será a possibilidade do aluno aprender. Lembrando Dewey: "Se o aluno não aprendeu, o professor não ensinou" ou seja, o professor tentou ensinar, porém não atingiu o objetivo dada a especificidade do aluno.

Angela - Quais temas seriam relevantes para um curso de aprimoramento sobre a Comunicação do Tutor em EaD???
Emilia - Princípios de aprendizagem; Processos Motivacionais; Qualidade na Comunicação; Personalidade e Comportamento.

* Emilia Guan é formada em Psicologia com especialização na área Educacional. Atua na área de Treinamento Empresarial voltada a melhoria de desempenho fundamentada em pesquisas de ensino/aprendizagem. Instrutora no ITS nos projetos de DLP. Trabalha como voluntária na ONG "Associação Aquarela" atendendo crianças na comunidade carente do Jardim Umarizal, zona sul da capital. Professora no curso de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu, atuando na disciplina de Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento, ampliando a reflexão sobre responsabilidade social corporativa e cidadania.

2 comentários:

  1. A psicologia e a pedagogia são conhecimentos que tem intima ligação, a tutora sintetizou em poucas palavras elementos essenciais em resposta as perguntas muito bem articuladas por vc.Angela.

    um forte abraço[] Cris

    ResponderExcluir
  2. Cristina,
    Sentir o aluno é clinicar no ambiente EaD, não achas:

    ResponderExcluir