sábado, 10 de janeiro de 2009

Entrevista com o tutor Fabrício Lima*



Angela - O Senhor acredita que as mídias interativas são de suma importância para o sucesso de um curso EaD???
Fabricio - Todo e qualquer recurso de mídia, sendo ele ainda interativo, é de suma importância para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem. Pois alunos de qualquer idade gostam desta interação, já que a maioria dos cursos de EaD não se tem o contato direto Aluno X Professor. Este é um recurso a ser utilizado, mas com sabedoria pois ao mesmo tempo que nos auxilia neste processo do ensino-aprendizagem ele também pode ser um recurso que pode deixar a desejar e ser algo negativo quando não for bem utilizado. Assim como qualquer ferramenta quando é mal utilizada ou subutilizada.

Angela - O tutor em EaD é capaz de 'sentir' seu aluno??
Fabricio - Essa é uma das tarefas do Tutor, sentir o aluno! Mas para sentir o aluno as Instituições de Educação a Distância tem que dar supor técnico e estrutural para que isso possa acontecer. Um dos motivos que levam o tutor a não conseguir 'sentir' o aluno é a falta de tempo. Pois na maioria dos Cursos de EAD, existem turmas com mais de 100 alunos, sendo que para o professor poder ter uma boa remuneração, e/ou pela questão da carga/horária institucional pegam muitas turmas. Por exemplo, se um professor tem 6 turmas dentre um período letivo com 100 alunos cada turma, ele tem que dar atenção a 600 alunos diariamente, e isso fica quase desumano. E mesmo que não seja ação diária ou sendo semanal, e se ainda for disciplinas diferentes isso vai requerer um reforço dobrado do Professor Tutor. Então essa é uma das minhas críticas aos modelos de cursos e instituições que fazem este isso. Pois ter tempo para conseguir dar a devida atenção ao aluno, sendo ela individualmente ou em grupo dentre as diversas ferramentas do ambiente virtual do EaD, é algo primordial para se conseguir sentir o aluno. Pois só é através desta interação entre aluno e professor que se consegue este feito com maior precisão.

Angela - Deve o tutor em EaD preparar-se e aprimorar-se para poder enxergar e tratar de forma diferenciada com cada perfil de aluno que vier a ensinar/orientar???
Fabricio - É função do próprio educador estar em constante "metamorfose ambulante", ou seja, devemos estar em constantes mudanças e transformações para se adaptar ao novo. O fato de se aprimorar para conseguir "enxergar e tratar de forma diferenciada com cada perfil de aluno que vier a ensinar/orientar" é algo essencial no dia-a-dia do Profissional da Educação. Pois a questão do tato que cada Tutor deve ter no ambiente virtual com seus alunos, viabiliza um ambiente mais propicio para o ensino-aprendizagem, estimulando, proporciona e dando ao aluno mais 'gás' para ele seguir em seu processo de ensino-aprendizagem.

Angela - Quais temas seriam relevantes para um curso de aprimoramento sobre a Comunicação do Tutor em EaD???
Fabricio - Uso pedagógico da multimídia no Ambiente de Ensino e Aprendizagem, Educação dialógica na prática da tutoria, Interação e interatividade no Ambiente Virtual, Como elaborar atividades colaborativas através das ferramentas do ambiente virtual, Interatividade e aprendizagem colaborativa em grupo de estudo online (Grupo de Estudos, proporcionando a troca de experiências), Estratégias para proporcionar o feedback no ambiente de aprendizagem, Como montar Estratégias para o Uso da Mídia no Ambiente de Ensino e Aprendizagem, O Uso do Blog como uma ferramenta de auxílio no Ambiente de Ensino e Aprendizagem, A Competência Essencial do Professor Tutor no Processo de Ensino Aprendizagem, O feedback e a avaliação, O feedback nas ferramentas Desempenho e Tutor.
* Fabrício Lima possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Está se preparando para fazer o processo seletivo para o Curso de Mestrado em Administração, e cursa o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FUNDASC - Fundação dos Administradores de Santa Catarina. Trabalhou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e do Curso de Mestrado em Relações Internacionais para o Mercosul, e foi Professor Tutor da UnisulVirtual da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Tem experiência na área de Administração e docência, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Gênero (Homossexualidade, Identidade, Cultura, Relacionamento inter-pessoal nas Organizações); Organização, Sistemas e Métodos; Gestão Estratégica; Aprendizagem Organizacional. Entrevista gentilmente cedida via e-mail, em 10/01/09, 03:03 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário