terça-feira, 17 de março de 2009

Uma EaD mais humana vai além do simples orientar: a arte de um anjo... Gabriel ajudando mamãe a estudar.


Gostaram da arte?? Pois essa foi a melhor tarefa que tive o prazer de orientar e que muito me acresceu enquanto ser humano. Quem está atrás do computador realizando o curso sob sua orientação?? Quais as necessidades dessa pessoa?? O que você entende por ser tutor em EaD?? Um simples indicador de setas: olha, o módulo fica aqui, a tarefa ali, e sua dúvida talvez seja isso ou 'eu não tenho tempo para perder encontrando humanos'. Eu acredito que vá muito mais além do que simplesmente indicar, orientar, educar. Acredito que seja necessário parceria, cumplicidade, amizade, colo, troca. A internet potencializa emoções - prometo que trarei oportunamente texto sobre isso - então como você não pode ter tempo para perceber o que acontece com seu cursista?? Fazer uma empatia?? Imaginar-se no lugar dele tendo que administrar 'n' atividades e funções e ainda dar conta do curso ?? E você simplesmente ignora ou não tem tempo?? Ou é só '4 meses e depois nem vou vê-lo mesmo'?? Acredito que o caminho não seja este.

Hoje vou contar um causo de alguns anjos que conheci no curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizado pelo ITS Brasil e a SEDH, onde fui tutora voluntária.

Vou transcrever alguns diálogos que ocorreram entre 14 e 21 de jan de 2009, entre mim e uma cursista da Turma 10, para que percebam como é importante ver com os olhos de quem está ali, a milhares de kilometros, conectado, realizando o curso e não simplesmente com o olhar do 'tutor':

"14 - jan - 2009
"UOCK [18:34]: Olá, Angela! Estou em falta com vc. Tenho tido alguns problemas de horário. Desculpe."

15 - jan - 2009
Angela[08:40]: Fique tranquila, tudo se ajeitará.
UOCK [09:28]: Obrigada pelas palavras. Não gostaria de trazer "dificuldades" pessoais para o curso. Já estou sanando e espero melhorar a minha participação. Mais uma vez obrigada.
Angela C M Paledzki [09:29]: O que precisar, conte comigo, até mesmo um colo, ok?

18 - jan - 2009
UOCK[18:15]: Muito obrigada! Vc é um amor de pessoa! O que está acontecendo é q estou com um filho pequeno (2 anos) sem empregada. Ele está de férias da escolinha e cheio de energia!Estou fazendo todas as tarefas domésticas, cuidando do meu filho e estudando nos horários em que ele dorme. Fica um pouco difícil pois muitas vezes qdo ele acorda, tenho que parar a leitura. Mas, vou conseguir. Muito obrigada pelas palavras. Mas, agora tenho q ir pois estou lendo o módulo 7. Bjs e muito obrigada.
Angela [18:26]: U, Um método é colocá-lo para estudar ao seu lado, com livros infantis e lápis de cor, mas com um olho nele, pois ele vai pintar a casa toda. Fique tranquila, dará tempo de fazer tudo. Curta seu filho, isso é algo impagável!!!

19 - jan - 2009
UOCK [14:40]: Obrigada pela dica! Hoje, segunda, pedi p o meu marido comprar todo o material (lápis de cor, papel colorido, tinta, cola colorida, cartolina). Ele mandou trazer e iniciamos a tarefa. Ele adorou!!!E eu também. Estou com os módulos perto dele e ele nem ligou. Antes, queria sempre o que eu tinha em mãos. Está sendo de grande ajuda! OBS.: ele fez um lindo desenho na parede do meu quarto; disse q era mamãe, papai e ele (Gabriel). Não vou lavar a parede, achei a coisa mais linda do mundo! Sou super coruja...Obrigada! Bjs de uma marinheira de primeira embarcação. OBRIGADA por tudo.
Angela[14:45]: Depois fala pro marido fotografar e colocamos no grupo. A primeira arte de Gabriel ao estudar DH
Angela[14:46]: Só fique de olho nas tampas. Elas são comestíveis quando se cansam de pintar.

21 - jan - 2009
UOCK[16:40]: Angela, estou estudando direitinho agora e respondendo as questões. Estava fazendo alguns "tratados", então (3R) resolvi revititar e resumir. Quanto ao Gabriel, ele já fez uma tremenda arte! Mandarei a foto. Estou atenta. Obrigada. Bjs.
Angela[16:41]: Fico feliz, por vc e por ele. "

É isso, amigos(as), ser tutor é ir além, é ser humano, é ter tempo para parar, observar, ouvir e poder encontrar anjos como Gabriel e sua mãe, Unayara. Obrigada. Você não sabe o quão gratificante foi vê-la certificando-se e também saber que Gabriel estava lá ao seu lado, também estudando, sob seus cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário