quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico

O livro "Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico"organizado por Carmem Lúcia Prata, coordenadora do RIVED, e Anna Christina Aun Azevedo Nascimento, editado pela SEED/MEC, encontra-se disponível para download em http://www.rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf.

Segue a reprodução da Apresentação do Livro:

"A iniciativa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério daEducação (MEC), de produzir recursos educacionais multimídia interativos na forma de objetos de aprendizagem tem apresentado bons resultados na comunidade educacional brasileira. Centenas de recursos didáticos para uso no computador foram desenvolvidos e publicados, para uso público, por inúmeras equipes de alunos e professores de instituições de ensino superior. A articulação entre os integrantes das equipes com outrosdepartamentos das universidades, as escolas e os Núcleos de Tecnologia Educacional constituem um requisito indispensável para a efetividade do trabalho, representando um fator decisivo para a expressividade dos resultados alcançados.

A presente publicação é um exemplo ilustrativo das características do processo de produção de objetos de aprendizagem. Esse não é somente mais um livro sobre produção de material didático, pois apresenta relatosde práticas dirigidas aos interesses de educadores e estudiosos do processoensino/aprendizagem. E, nesse sentido, expressa as reflexões resultantes das experiências das equipes no uso da informática para elaboração de atividades pedagógicas e o estabelecimento de uma nova cultura de trabalho multidisciplinar.

Durante o trabalho de produção de objetos de aprendizagem, equipes de professores e alunos foram incentivados a sistematizar seus conhecimentos, aprofundar conceitos e revisar metodologias, a fim de melhorar seus produtos educacionais. Desse esforço, resultaram mais de cinqüenta artigos e alguns deles compõem essa obra.


Os artigos revelam a diversidade temática do conjunto de trabalhos apresentados. E também confirmam que o foco das reflexões exercitadas foram os desafios impostos pela prática de produzir material multimídia interativo: a importância do planejamento pedagógico e as questões cognitivas; a necessidade de padronização; a acessibilidade; interoperabilidade; a efetividade e uso dos objetos de aprendizagem; a mudança de paradigma na educação; as políticas de incentivo para formação de uma comunidade de aprendizagem na produção de objetos de aprendizagem.

A realização dessa publicação busca difundir a experiência das equipes que produzem recursos pedagógicos, utilizando o conceito de objetos de aprendizagem. A expectativa dos organizadores desse livro é, principalmente, contribuir e encorajar uma cultura de desenvolvimentode material educacional com uso de novas tecnologias, para enriquecimentodo processo de ensino/aprendizagem.

CARLOS EDUARDO BIELSCHOWSKY
Secretário de Educação a Distância"

Um comentário:

  1. Olá,

    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de integrá-lo......, sou Designer Instrucional, formada pela UFJF, mas infelizmente não atuo na área. Sou funcionária efetiva da Assembléia Legislativa de São Paulo e por questões "políticas" não consegui implementar nenhuma atividade a distância. Por outro lado, nã oquero me distanciar desse "universo" tão maravilhoso que é a Educação a Distância.
    Um abraço

    Eliana Calles

    ResponderExcluir